Questões

Teste e aplique seu aprendizado com questões cobradas em Vestibulares e no ENEM!

1ª Questão

(FGV/2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica:

a)A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.

b)A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.

c)A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.

d)A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano.

e)A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.

2ª Questão

(-“(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopoIítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do antiimperialismo, especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam”. (Revista Época, fevereiro de 2008).

A saída de Fidel Castro da liderança do governo reacendeu o debate acerca da controvertida História Cubana. A respeito do tema, considere as afirmações abaixo.

I. No contexto internacional da Guerra Fria, Cuba foi um palco importante na disputa entre os EUA e a ex-URSS, com destaque para a ‘Crise dos Mísseis’, em 1962, quando o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.

II. A Revolução Cubana inspirou movimentos de esquerda na América Latina, a partir da década de 1960, sendo adotada como modelo para os grupos guerrilheiros pró-socialistas, a exemplo da Guerrilha do Araguaia, no Brasil.

III. Para superar a crise vivida por Cuba desde o fim da URSS, o país busca ampliar suas relações econômico-comerciais, sobretudo na América Latina, destacando-se sua aproximação com a Venezuela de Hugo Chávez.

Dessa forma,

a)apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)apenas as afirmações II e III estão corretas

c)apenas as afirmações I e III estão corretas.

d)apenas a afirmação III está correta.

e)todas as afirmações estão corretas.

3ª Questão

“Condenem-me, não importa. A História me Absolverá”. Essa frase foi pronunciada por Fidel Castro, principal líder da Revolução Cubana, na ocasião em que ele:

a)foi acusado de assassinar o presidente Fulgêncio Batista, 1959

b)foi acusado de assassinar o presidente Fulgêncio Batista, 1959

c)foi julgado pelo assalto ao quartel de Moncada, em 1953.

d)associou-se à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

e)associou-se à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

4ª Questão

Os líderes da Revolução Cubana de 1959 logo se associaram ao comunismo internacional encabeçado pelo bloco soviético no contexto da Guerra Fria. É correto dizer que essa associação resultou em, entre outras coisas:

a)bloqueio econômico da URSS a Cuba.

b)apoio do governo dos Estados Unidos aos revolucionários cubanos.

c)abertura gradual dos Estados Unidos às práticas políticas comunistas.

d)fim do capitalismo na América Central.

e)apoio a outros grupos armados revolucionários da América Latina.

5ª Questão

(Mackenzie) O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da:

a)invasão do território sul-coreano pelo exército da Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.

b)intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.

c)descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.

d)ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.

e)ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.

6ª Questão

No contexto do início dos anos 1960, quando a Revolução Cubana soava como uma nova possibilidade de mudança política radical no continente americano, o Brasil teve um momento de aproximação formal com Cuba. Esse momento foi:

a)o fornecimento de armas a Cuba por parte das Forças Armadas Brasileiras.

b)o estabelecimento de acordos revolucionários entre Brasil e Cuba para a formação de uma liga única pelo comunismo na América.

c)a condecoração de Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

d)a participação do Brasil em defesa de Cuba na “Crise dos Mísseis”.

e)a participação de Cuba junto no “Golpe de 1964”..

7ª Questão

(PUC-RJ/2018) Sobre o impacto da Revolução Cubana nas relações entre os EUA e a América Latina na década de 1960, assinale a alternativa correta:

a)A América Latina tornou-se o foco principal de preocupações militares para os norte-americanos no panorama da Guerra Fria neste período.

b)Os EUA passaram a investir também em programas que garantissem a expansão da influência norte-americana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso.

c)Houve momentos de enfrentamento e tensão, como a bem-sucedida invasão da baía dos Porcos, em abril de 1961, por forças anticastristas.

d)A crise dos mísseis cubanos, em 1962, resultou de testes realizados com armas nucleares soviéticas em território cubano.

e)Os EUA abandonam a política praticada até então, que consistia na necessidade de exportar a democracia para os demais povos do continente

8ª Questão

No século XVIII surgiram os primeiros descontentamentos com a política colonial espanhola na ilha de Cuba, principalmente com a imposição do monopólio comercial do tabaco pela metrópole a partir de 1716. A reação ao monopólio comercial se deu através de uma revolta, conhecida como:

a)Revolução cubana.

b)Insurreição dos Vergueiros.

c)República em Armas.

d)Guerra dos Dez anos.

e)Revolução chilena.

9ª Questão

Quem foi Fulgêncio Batista?

a)Mártir da luta pela Independência de Cuba, inspiração dos revolucionários cubanos.

b)Pai de Fidel Castro.

c)Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.

d)Líder da Cooperativa de Plantadores de Cana de Açúcar de Cuba.

e)Abolicionista cubano.

10ª Questão

Quais eram os slogans que resumiam as idéias revolucionárias de Fidel castro, ao atingir o poder?

a)'Estamos vivos' e 'Não passarão!'

b)'Reforma agrária já e 'Não passarão!'

c)'Reforma agrária já e 'Viva a Revolução'

d)'Estamos vivos' e 'Viva a Revolução'

GABARITO

1ª Questão

Alternativa B: A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.

O “foquismo” foi um método guerrilheiro aplicado não apenas em Cuba, mas em outras partes da América Latina, que teve seu desenvolvimento estratégico elaborado por Ernesto “Che” Guevara. O “foco revolucionário”, ou “foquismo”, era um método de guerrilha que tinha o objetivo de instalar vários pontos de insurreição revolucionária em determinado território a fim de criar, por fim, um grande organismo revolucionário integrado.

2ª Questão

Alternativa E: todas as afirmações estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas, haja vista que a “crise dos mísseis” realmente pôs o mundo em tensão no ano de 1962, sendo Cuba o centro da problemática. Além disso, a Revolução Cubana, realizada em 1959, foi a primeira revolução de caráter socialista realizada em terreno americano após as revoluções russa e chinesa. Isso exerceu uma grande influência sobre as esquerdas latino-americanas. Por fim, após a derrocada da União Soviética e o fim da Guerra Fria, Cuba precisou seguir outros caminhos alternativos ao socialista, cuja ideologia e modus operandi já estavam sucateados.

3ª Questão

Alternativa C: foi julgado pelo assalto ao quartel de Moncada, em 1953.

Fidel Castro e mais de uma centena de homens foram responsáveis pelo assalto ao quartel militar de Moncada, em Santiago de Cuba, realizado em 1953. Esse fato foi a primeira tentativa de realizar a revolução comunista na ilha. Boa parte dos homens morreu em combate. Castro foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Na ocasião de seu julgamento, pronunciou a frase destacada no enunciado da questão.

4ª Questão

Alternativa E: apoio a outros grupos armados revolucionários da América Latina.

A Revolução em Cuba e a subsequente adesão ao bloco soviético provocaram um ponto de instabilidade no continente americano durante a Guerra Fria, já que a hegemonia pertencia até então aos Estados Unidos. O exemplo cubano acabou servindo de modelo para outros empreendimentos revolucionários no continente, que tiveram apoio estratégico, militar e até financeiro por parte dos cubanos.

5ª Questão

Alternativa C: descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.

A Crise dos Mísseis resultou da descoberta que o serviço de inteligência dos EUA fez do projeto soviético de instalação de uma base de lançamento de mísseis com ogivas nucleares na ilha. Foi nessa época que o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear.

6ª Questão

Alternativa C: a condecoração de Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

O “ponto alto” da relação oficial e institucional entre Brasil e Cuba, anos após a revolução empreendida por esse último, foi a condecoração do então ministro da Economia, Ernesto “Che” Guevara, com a mais alta insígnia do Brasil, a “Ordem do Cruzeiro do Sul”. O responsável pelo ato foi o então presidente Jânio Quadros, que renunciaria a seu posto meses depois.

7ª Questão

Alternativa B: Os EUA passaram a investir também em programas que garantissem a expansão da influência norte-americana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso.

O programa “Aliança para o Progresso”, criado pelos Estados Unidos, era composto por uma série de medidas (sociais e econômicas), com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento dos países latinoamericanos. É preciso ressaltar, contudo, que a América Latina não era o foco principal das preocupações estadunidenses no panorama da Guerra Fria, conforme citado na opção A.

8ª Questão

Alternativa B: Insurreição dos Vergueiros

9ª Questão

Alternativa C: Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.

10ª Questão

Alternativa B:'Reforma agrária já e 'Não passarão!'

www.000webhost.com