Causas

A Cuba pré-revolucionária era governada por Fulgêncio Batista e sofria com a influência dos Estados Unidos. A população passava por fome, miséria, falta de saneamento básico e vivia em uma situação precária. Tudo isso resultou em uma revolta para tentar derrubar o governo de Fulgêncio.

Cuba Pré-Revolucionária e Causas da Revolução

O que Ocasionou a Revolução?

No final do século XIX, países latino-americanos se consolidavam em Estado Nacional, uns conseguiram alcançar sucesso em tentativas de revoluções e ditaduras, enquanto outros falharam. Tendo isso em vista, a Revolução Cubana, teve seu início durante a guerra fria, sendo a primeira a implantar o sistema socialista. Sendo Cuba, a maior produtora de cana-de-açúcar e tabaco do mundo, atraiu olhares de empresários norte-americanos, que aproveitando a situação de miséria devido à guerra contra a Espanha (Guerra Hispano-Americana), decidiram se aliar a Cuba, no ano de 1898, conquistando assim sua tão esperada independência. Devido a sua influencia na guerra, os Estados Unidos apropriou-se de:

  • Usinas de açúcar;
  • Plantações de fumo;
  • Minas;
  • Algumas fábricas.
Charge Cuba encurralada pelos Estados Unidos
Essa interferência se multiplicou muito na política e economia Cubana a ponto de ser realizada a Emenda Platt, que foram as intervenções militares feitas por norte-americanos, trazendo desigualdade e ausência de direitos no século XX, em que grande parte dessa população eram camponeses e analfabetos, sofriam de fome, falta de saneamento básico, doenças no geral e salários insatisfatórios. O ditador Fulgêncio Batista, desagradou à população cubana, por sua nacionalidade e seus feitos durante seu governo, resultando em uma revolta nacionalista para intentar um golpe popular ao governo ditatorial. Infelizmente a empreitada fracassou. Os jovens acabaram na prisão, tendo como um de seus líderes o advogado Fidel Castro.

www.000webhost.com